Centro de santa maria

Trânsito está bloqueado por tempo indeterminado na Dr. Turi e parte da Acampamento


Foto: Charles Guerrra (Diário)

O trânsito nos arredores do Colégio Centenário - na Rua Doutor Turi e em trecho da Rua do Acampamento, no Centro de Santa Maria - está bloqueado por tempo indeterminadado. A decisão da Defesa Civil de interditar as vias, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, é pela segurança de pedestres e dos veículos que passam pelo local. O bloqueio foi feito no começo da noite de sexta-feira por equipes de trânsito da prefeitura. 

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, depois que o Colégio Centenário sofreu um incêndio, em 2007, parte da estrutura está comprometida.  

Santa Maria deve registrar menor temperatura do ano neste final de semana

Toda a extensão da Rua Doutor Turi está bloqueada para o trânsito de veículos. Já na Rua do Acampamento, a interdição atinge a pista de veículos da esquerda entre as esquinas com a Doutor Turi e Avenida Nossa Senhora Medianeira. Na esquina, no entorno das ruínas, a calçada também será interditada para pedestres.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, uma liminar de dezembro de 2017 autorizava a demolição do prédio. Porém, a liminar foi revogada,  porque o prédio é patrimônio histórico do município e intimou o Colégio Centenário e o Executivo para que tomassem medidas de segurança no local. 

Incêndio destrói casa de professor em Santa Maria

Como medida de segurança, a prefeitura interditou o trecho. Além disso, notificou a instituição para que isolasse suas áreas internas num raio de 15 metros de cada parede em ruína. Também foi solicitado que a instituição apresente um laudo técnico para a Defesa Civil, que ateste que o local não apresenta riscos 

 - O objetivo é garantir a segurança das pessoas que circulam por ali. Assim, essas medidas foram adotadas para preservar a integridade da população e para que seja realizada um estudo técnico da viabilidade do bem, que é tombado pelo Município -  explicou a procuradora-Geral do Município, Rossana Boeira, por meio da assessoria. 

O CASO
Em 2007, o Colégio pegou fogo, deixando em ruínas o Edifício Eunice Andrew, construído em 1922. Em 2015, a Prefeitura tombou os bens móveis e imóveis do Colégio Metodista Centenário. Em dezembro de 2017, a Justiça chegou a autorizar a demolição, mas uma liminar revogou a decisão. 

*Com informações da prefeitura de Santa Maria 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seis opções de risotos para o domingo em Santa Maria Anterior

Seis opções de risotos para o domingo em Santa Maria

Santa Maria deve registrar menor temperatura do ano neste final de semana Próximo

Santa Maria deve registrar menor temperatura do ano neste final de semana

Geral